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O que são áreas comuns do condomínio?

13 de janeiro de 2023 /

O que são áreas comuns do condomínio?

Você está procurando um apartamento para morar? Quem sempre morou em casa, muitas vezes não sabe o que são áreas comuns de um condomínio e quais são as ações permitidas nessas áreas. Apesar de variar de condomínio para condomínio, de acordo com as decisões decididas em assembleia, geralmente as regras seguem um padrão para segurança de todos. Trouxemos alguns pontos sobre essas áreas e quais são as regras de uso geralmente usadas. Confira:

Quais são as áreas comuns dos condomínios?

Esses espaços dos condomínios, são as áreas de convivência comum de todos os moradores dele. Já as áreas privativas são as dependências de dentro de cada apartamento, vagas de garagem e depósitos, previstos nos contratos. Espaços de uso comum dos condomínios são os salões de festas, áreas gourmet, quadras poliesportivas, lavanderias coletivas, elevadores, escadas, hall de entrada, portaria, recepção, academia, piscina etc. Quanto mais áreas de lazer e benefícios o condomínio oferece, mais áreas comuns ele tem, gerando uma demanda de convivência entre os moradores e a necessidade de regras para que essa convivência seja sempre pacífica.

Regras usadas 

Como comentado, cada condomínio tem suas especificidades pré-estipuladas e descritas no regimento interno, mas existem alguns pontos que geralmente são usados na grande maioria:

Horário de funcionamento: As visitas pelos moradores são permitidas em todos os ambientes como jardins, piscinas, playgrounds e etc. Mas é preciso atenção, pois as áreas podem fechar em determinado horário.

Visitas: Desde que sejam cumpridas as regras do regimento interno, as visitas também podem circular. É preciso usar o bom senso de não desrespeitar os direitos de outros moradores, que também pagam para usufruir dos espaços.

Preservação dos locais comuns: Obviamente não é permitido causar danos aos locais comuns. Como as áreas privativas ficam muito próximas, é preciso cuidado com barulho excessivo e realizar a higienização das áreas após o uso.

Salões de festas e Churrasqueiras: é necessário agendamento prévio do dia e hora do uso, respeitando o horário de funcionamento estipulado no regimento interno. Os convidados precisam estar descritos em uma lista na portaria e em alguns casos apresentar o RG para cadastro prévio.

Lembrando que não podem ter objetos pessoais de moradores, como móveis e outros materiais, que devem estar em áreas privativas. É necessário prestar atenção atividades que prejudique a circulação e o espaço comum, como por exemplo, colocar plantas na entrada do apartamento que atrapalhem o corredor. A lei do silencio precisa ser respeitada para não haver maiores conflitos.

O que acontece no caso de descumprimento das regras?

No regimento estabelecido em assembleia, são previstas notificações e multas que podem ser aplicadas nos casos de descumprimento das regras.

Agora que você já sabe todas as informações sobre essas áreas dos condomínios, pode escolher o melhor para você e sua família. Entre em contato com nossos corretores que estão preparados para apresentar as melhores opções de condomínios completos! E nas melhores localizações de São Paulo. Vem.

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