BLOG

Morar sozinho: quais os gastos?

11 de novembro de 2022 /

Morar sozinho: quais os gastos?

Chega aquele momento da vida que nós sentimos o desejo de sair da casa de nossos pais e ter uma experiência com a vida de solteiro(a).

E esse número vem aumentando por diversos fatores: ter uma experiência de amadurecimento pessoal, um emprego novo em outra cidade ou a necessidade de morar mais perto do trabalho.

A pergunta que sempre está no pensamento é: quanto isso vai me custar? Para que tenha uma ideia vamos compartilhar uma breve lista de como se organizar com um bom orçamento para morar sozinho sem passar aperto.

 

Qual o valor que tenho que dispor para morar sozinho?

Tudo depende do estilo de vida que você vai decidir quando for morar sozinho, pois a realidade de cada pessoa é diferente.

O primeiro item da sua lista é o orçamento mensal que irá dispor. Esse será o norte do plano inicial para começar. Afinal, será a fonte para distribuição das despesas como o aluguel, mobília, além dos custos fixos e variáveis.

Seu foco é renda mensal, com ela poderá se organizar de maneira que consiga assumir as despesas e, ainda assim, dispor de poupar dinheiro todos os meses.

 

Quais as despesas básicas para colocar no meu plano financeiro?

Para iniciar, a moradia deve ser a primeira despesa da sua lista, em todos os casos, aqueles que vão adquirir um imóvel, financiar um imóvel ou alugar.

Sempre tem que pensar que o valor do aluguel é uma dentre outras despesas da moradia, pois tem que incluir a taxa de condomínio, o IPTU. Quando alugar, anotar item a item para que não ficar apertado superando o seu orçamento mensal.

  • Outras despesas que devem estar em seu orçamento são: *Gastos com supermercado e alimentação; *Conta de água; *Conta de luz; *Gás; *Plano de internet; *Produtos de higiene; *Móveis; *Eletrodoméstico; *Transporte/ logística.

 

Enfim, quanto devo poupar para morar sozinho?

Como já mencionado tudo depende do estilo de vida que você vai decidir quando for morar sozinho, pois a realidade de cada pessoa é diferente. Mas dependendo da região que irá morar pode interferir diretamente no valor do orçamento, bem como, a cidade escolhida.

Afinal, dependendo do imóvel, como o tamanho, estar bem localizado ou possuir diferencias de comodidade. Esse valor pode aumentar o custo do seu orçamento ficar fora do plano inicial.

Agora pode optar por alugar um imóvel mobiliado ou dispor da sua mobília e incluir como despesa na sua conta mensal.

 

Poupe e se planeje

Faça um plano financeiro, pois esse será o seu norte e melhor amigo. Vamos deixar algumas dicas para manter ele sempre atualizado, como:

  • Criar uma planilha de custos;
  • Cozinhar em casa;
  • Renuncie a falsos luxos, como tv a cabo;
  • Iluminação, utilize lâmpadas fluorescentes ou de LED;
  • Sustentabilidade no uso de água e de luz: chuveiro, aparelhos eletrônicos etc.;
  • Sempre compre um produto durável para seu lar, assim irá evitar gastos com manutenção ou conserto.

Bom, como cada um de nós temos a sua forma de gastar, é possível criar um ótimo plano financeiro que possa manter a moradia para economizar dinheiro e tornar seu sonho de morar sozinho.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!