BLOG

Quero vender meu imóvel, o que devo fazer?

3 de setembro de 2022 /

Quero vender meu imóvel, o que devo fazer?

Como proprietário de um imóvel, você pode se deparar como muitas perguntas para vender seu imóvel, como por onde devo começar, quem devo buscar, ou como se programar.

Às vezes essa tomada de decisão não é algo simples de se decidir de forma rápida e prática sem seguir algumas recomendações primordiais para começar a pensar a se planejar. Selecionamos algumas dicas que poderão ajudar nessa questão, confira!

 

Ter a documentação do imóvel sempre em dia 

Antes de iniciar o processo de venda do imóvel, se faz necessário estar com a documentação em dia, caso a imobiliária, a instituição financeira e o comprador interessado comecem a solicitar os documentos, para iniciar a venda. Segue algumas documentações que podem ser exigidas:

– Matrícula do imóvel;

– Certidão atualizada do imóvel;

– Negativas de débitos de IPTU e condomínio;

– Carteira de Identidade (original e cópia);

– Cadastro de Pessoa Física (original e cópia);

– Conta de água ou luz em dia;

 

Condições apropriadas do imóvel para venda

Algumas considerações têm que ser levadas em conta. Analise se o imóvel que quer vender está em boas condições de conservação.

Esse é um ponto relevante, pois o comprador irá avaliar se o imóvel está em mal conservação, e isso pode depreciar o valor e até mesmo deixar que ele desconsidere fazer uma boa proposta.

Faça a manutenção o mais breve que puder, pois todos os detalhes são levados em conta, como as condições estruturais e físicas do imóvel. Tudo pode influenciar no preço, além de ter o imóvel vistoriado por um profissional, caso for financiado.

 

Realizar reparos e melhorias no imóvel

Às vezes, ao vender um imóvel, não queremos investir em reparos e consertos, pois visamos o lucro e não prejuízos, mas isso é um erro.

Realizar pequenas reformas, como reparos básicos, pintura, limpeza, manutenção dos sistemas elétricos e hidráulicos, calhas, entre outros, é sempre uma ótima forma de chamar a atenção de possíveis compradores.

 

Um valor atrativo para o imóvel

Esse é um dos pontos que muitas vezes, quando vamos vender um imóvel, ficamos com dúvida. Colocar um valor alto para cobrir todos os custos com a reforma? ou vender a um preço mais baixo para conseguir a transação de forma rápida?

Faça uma proposta equilibrada e realista de acordo com o mercado imobiliário, com a região que o imóvel está localizado, metragem, etc. Todo imóvel tem sua própria identidade e isso pode interferir no preço.

Então, diante de tantas informações e para facilitar esse processo, o mais assertivo é contratar a avaliação de um corretor. O profissional irá precificar de forma justa e visando as características do imóvel perante o valor dele no mercado.

 

Pensar como irá divulgar o seu imóvel

Hoje, para ter um bom retorno e concretizar a negociação de venda de um imóvel, a melhor opção é divulgá-lo em sites imobiliários, pois esse mercado é especializado para auxiliar o proprietário do imóvel a vendê-lo da melhor forma possível.

 

Auxílio de Profissionais do Ramo Imobiliário

Você pode fechar a venda sem qualquer ajuda de corretor, mas o processo tende a demorar mais. Ao adicionar sua casa, apartamento ou condomínio na lista de um corretor, o número de pessoas que podem estar interessadas aumenta.

Os profissionais do setor imobiliário contam com estratégias avançadas. Isso inclui anúncios específicos do local e segmento de cliente pré-selecionado.

Procure sempre corretores cadastrados nos órgãos competentes ou que tenham vínculo com imobiliárias cadastradas no Conselho Regional de Corretores da região. Pesquise a reputação da imobiliária e pergunte sobre os métodos utilizados.

 

Programar a visitas no imóvel

Feito tudo isso, logo os interessados começarão a aparecer e, com certeza, vão querer visitar o imóvel. Para hospedá-los, o local deve estar limpo e bem mobiliado para ter o impacto desejado nas pessoas.

Portanto, não deixe o chão com roupas e toalhas, sujeira pela casa, brinquedos bagunçados etc. Abra as cortinas ou acenda as luzes para dar à pessoa uma visão melhor do cômodo.

Caso o local não tenha moradores atuais, a dica é mantê-lo sempre limpo. Por exemplo, uma dedetização é mais bem feita com a casa vazia, para evitar a presença de insetos. No dia da reunião, chegue cedo para verificar se está tudo em ordem e abra as janelas para ventilação.

Tente mostrar o máximo possível do imóvel, para que os compradores sintam que já moram lá. Ao visitar, ele tem que sair de lá com a certeza (ou quase certeza) da compra.

 

Agora que já sabe o que deve fazer, acesse o nosso site e veja os nossos serviços, a Nova São Paulo ficará à disposição para ajudá-lo a vender o seu imóvel.

Comentários

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!